Uma geladeira organizada ajuda na conservação dos alimentos por mais tempo, evitando desperdício excessivo
Se sua preocupação é manter os alimentos frescos e seguros para consumo, saiba que não está sozinho nessa, já que é um desejo constante de qualquer pessoa.
Com a correria do dia a dia, é preciso saber conservar corretamente os ingredientes para evitar desperdícios e garantir que tudo esteja em perfeito estado quando for preparado.
Para isso, nada melhor do que utilizar métodos de conservação adequados que fazem toda a diferença, como congelamento, desidratação e fermentação. Para colaborar com essa prática, se você tem uma geladeira com freezer embaixo, basta aproveitar ao máximo esse espaço, que pode ser um grande aliado na hora de organizar e preservar os alimentos de forma eficiente. Vamos entender como fazer isso da melhor forma?
Quais métodos usar para conservar os alimentos?
Métodos de conservação de alimentos são essenciais, pois eles contribuem para prolongar a vida útil dos produtos. Alguns métodos de conservação de alimentos, quando utilizados corretamente, podem manter a qualidade e a segurança dos produtos para o consumo devido. Conheça alguns dos principais métodos.
Congelamento
O congelamento retarda o crescimento de microrganismos ao manter os alimentos em temperaturas mais baixas. É ideal para carnes, vegetais, frutas e pratos prontos. Para aumentar a qualidade, os alimentos devem ser congelados rapidamente e armazenados em embalagens herméticas.
Desidratação
Essa técnica concentra o sabor e facilita o armazenamento a longo prazo, uma vez que a desidratação remove a umidade dos alimentos, impedindo que ocorra a proliferação de bactérias, leveduras e mofos, responsáveis por estragar frutas, verduras e legumes rapidamente.
Enlatamento
O enlatamento é o cozinhamento dos alimentos, selando-os em latas ou frascos hermeticamente fechados. O calor emitido mata os microrganismos e o fechamento hermético evita a recontaminação. É uma técnica eficaz para conservas de frutas, vegetais, sopas e molhos.
Pasteurização
O processo de pasteurização aquece os alimentos a uma temperatura específica por um determinado tempo, matando os patógenos sem comprometer a qualidade nutritiva. Para alimentos como leite, sucos e bebidas, é amplamente usada pois permite o armazenamento por mais tempo sem refrigeração, consequentemente prolongando a duração desse tipo de comida.
Fermentação
Esse processo não só conserva os alimentos, como aumenta as propriedades nutricionais deles, já que a fermentação transforma os açúcares em ácidos ou álcool por meio de microrganismos. Assim, podemos destacar exemplos de alimentos que passam pela fermentação: picles, iogurte, chucrute e kombucha.
Cada método de conservação oferece benefícios específicos, sendo mais adequado para cada tipo. Por essa razão, faça a escolha do método de acordo com o tipo de alimento, do tempo que se deseja conservá-lo e das suas preferências pessoais.
Evite o desperdício de alimentos: o que fazer?
Algumas atitudes podem ajudar a prevenir o desperdício de alimentos, tornando a sua cozinha mais sustentável — uma verdadeira geradora de economia para o seu bolso. Confira.
Planejamento de refeições
Planejar as refeições da semana com antecedência ajuda a comprar apenas o necessário, evitando excessos. Faça uma lista de compras baseada no cardápio planejado e seja fiel a ela. Isso também facilita o uso de ingredientes comuns em várias receitas, minimizando sobras.
Congelamento de sobras
Ao cozinhar em grandes quantidades, congele as sobras para consumi-las em outro momento. Use embalagens adequadas para evitar a perda de sabor e nutrientes. Essa prática é ideal para carnes, sopas, molhos e pratos como lasanhas.
Aproveitamento integral dos alimentos
Utilize todas as partes comestíveis dos alimentos. Cascas de vegetais, por exemplo, podem ser usadas para fazer caldos caseiros, enquanto talos de verduras enriquecem sopas e refogados. Até mesmo cascas de frutas podem ser transformadas em geleias e chutneys.
Reutilização de ingredientes prestes a estragar
Sempre fique de olho nos alimentos na geladeira e na despensa para manter o controle daqueles que estão próximos do vencimento. Além disso, ao perceber que o fim do prazo de validade se aproxima, aproveite para transformar as sobras em pratos novos, como vitaminas ou bolos, sopas ou ensopados.
Essas práticas não só ajudam a economizar dinheiro, como também são uma forma de contribuir para a sustentabilidade do planeta, já que pequenas ações diárias, como servir porções menores e aproveitar as sobras de maneira criativa, contribuem significativamente para reduzir o desperdício.