Conteudo de Parceiros

Liquidez diária: descubra os melhores investimentos para resgatar

investimento

Saiba como investir com segurança e liquidez diária para ter dinheiro disponível sempre que precisar

Atualmente, muitos brasileiros não possuem reserva financeira suficiente para lidar com emergências. Uma pesquisa do Datafolha mostra que 67% da população não tem qualquer reserva financeira. 

Além disso, apenas 10% têm uma reserva capaz de cobrir menos de três meses de despesas, enquanto outros 10% conseguem se manter por um período entre três e seis meses. Isso é reflexo da falta de educação financeira que muitos brasileiros experimentam, principalmente num país onde chovem oportunidades.

Há quem diga que o Brasil é um “paraíso para os rentistas” em razão das taxas de juros muito altas. De fato, se você investir em CDB, Tesouro Selic ou outro investimento do tipo, poderá garantir um dinheiro para emergências e ainda obter um retorno bem elevado.

Por isso, é fundamental ter uma reserva de emergência antes de fazer qualquer outro investimento e, acima de tudo, poder resgatar essa reserva a qualquer momento que precisar. Hoje vamos te mostrar quatro investimentos que permitem resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são investimentos oferecidos por muitos bancos. A maior facilidade deles é que você pode aplicar e sacar o dinheiro a qualquer momento, através da sua conta bancária. Diferentemente da poupança, os CDBs pagam rendimentos diários e, de maneira geral, remuneram 100% do CDI, que é uma taxa próxima à Selic.

Além disso, os CDBs são investimentos que você pode começar a fazer com trocados — literalmente. Dependendo do banco, a partir de R$ 1,00 você já pode aplicar num CDB. O dinheiro fica disponível a qualquer momento para saque, o que te permite ter flexibilidade caso precise usar sua reserva de emergência.

Mas tome cuidado, pois alguns títulos de CDB só permitem o saque no vencimento, então invista em um produto que tenha liquidez diária. Outro ponto de atenção é que alguns CDBs pagam mais de 100% do CDI, então você pode conseguir uma rentabilidade melhor.

Contas remuneradas

Se você tem conta em algum banco digital ou fintech, ela provavelmente vai te oferecer essa opção, que tem como maior atrativo a praticidade. As contas remuneradas pagam rendimento no seu saldo parado, sem que você precise aplicar em nenhum produto financeiro. 

Novamente, essas contas possuem rendimentos atrelados ao CDI, mas são ainda mais práticas. Você não precisa aplicar dinheiro nem sacar, basta deixar sua reserva de emergência na sua conta remunerada que ele vai render todo dia. Quando precisar usar, é só transferir com a maior praticidade.

Hoje em dia, as contas remuneradas são a melhor opção e fazem muito sucesso. Só que você precisa ter cuidado, pois elas também podem ser mais fáceis de virar alvo de hackers. Para não correr o risco de perder seu dinheiro, certifique-se de colocar todas as medidas de segurança na conta para evitar roubos e fraudes.

Fundos renda fixa DI

Os fundos de investimento, também conhecidos como fundos DI, também são boas opções para guardar sua reserva de emergência. Esses fundos investem em títulos de renda fixa, que podem ser emitidos pelo governo federal, o que garante que seu dinheiro ficará seguro e protegido contra perdas e a volatilidade do mercado.

Se você tem conta numa corretora de valores, pode ter acesso facilitado a esses fundos DI. Muitos deles têm valores mínimos de investimento a partir de R$ 1,00, enquanto outros podem exigir um pouco mais.

Porém, é importantíssimo tomar cuidado com alguns pontos. Primeiro, os fundos DI cobram taxa de administração e come-cotas, o que os torna mais caros do que os CDBs ou contas remuneradas. Assim, é fundamental ficar de olho nas taxas que o fundo cobra para evitar pagar caro.

Segundo, alguns fundos DI só permitem sacar dinheiro no horário bancário, e você pode ter dificuldades caso precise acessar sua reserva de emergência à noite, num feriado ou final de semana. Por isso, tente encontrar fundos DI que possuem resgate 24 horas para não ter esse inconveniente.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público emitido pelo governo federal que paga os mesmos juros que a taxa Selic. Por ter o estado brasileiro como garantia, esse investimento é considerado o mais seguro do país — de fato, muitos fundos de renda fixa usados como reserva de emergência aplicam no Tesouro Selic.

Você também pode usar esse título para guardar sua reserva de emergência, comprando os títulos na sua corretora através do Tesouro Direto. A grande vantagem é que o investimento direto no título vai te fazer poupar taxas de administração ou come-cotas, que existem em fundos de investimento.

Faça o básico

Quando o assunto é reserva de emergência, não há espaço para criatividade. Seu principal objetivo deve ser conseguir acessar seus recursos rapidamente, permitindo que você tenha dinheiro em mãos caso surja um imprevisto.

Em troca, você terá que abrir mão da rentabilidade, pois os investimentos que vimos neste texto são menos rentáveis do que ações, por exemplo. Mas está tudo bem. 

Pense na sua reserva de emergência como um dinheiro que você vai gastar eventualmente, para que não precise liquidar os investimentos que irão multiplicar seu capital. Ela é um seguro contra imprevistos, um dinheiro que vai te ajudar a manter suas contas equilibradas e seus investimentos intactos.

Postagens Relacionadas
Conteudo de Parceiros

A evolução no preparo de alimentos desde o fogo a lenha até os eletrodomésticos

Cozinhar sempre fez parte da rotina das pessoas, mas nem sempre foi tão simples quanto hoje. Se…
Leia Mais
Conteudo de Parceiros

Capacete modular e capacete integral: quais as diferenças e qual o melhor para você

Encontre o capacete ideal para equilibrar segurança, conforto e praticidade na sua…
Leia Mais
Conteudo de Parceiros

Do blockchain ao ecossistema: explorando as possibilidades do Ethereum

Descubra como o Ethereum se consolidou como a principal rede para contratos inteligentes, liderando…
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *